Como garantir o acesso seguro de funcionários em home office

No meio da pandemia, muitas empresas adotaram o trabalho remoto, mas fica a dúvida: O quão seguro é o home office?

VPN, configurações de login e antivírus são algumas ferramentas que ajudam a tornar o acesso cada vez mais seguro evitando malwares, riscos de vazamentos de dados e acesso a sites fora da política da empresa.

Por isso, preparamos 3 procedimentos no nosso blog para mostrar como é possível garantir o acesso seguro de funcionários em home office e preservar a segurança de funcionários e dados sendo trabalhados.

VPN

O túnel do Kerio VPN permite que o administrador conecte agentes localizados em áreas geográficas separadas em uma única rede.

O túnel do Kerio VPN oferece autenticação e criptografia para garantir uma conexão rápida e segura.

Adicionando um novo túnel Kerio VPN

1. Na interface de administração, acesse Interfaces.

2. Clique em Adicionar > Túnel VPN.

3. Digite um nome para o novo túnel. Cada túnel Kerio VPN deve ter um nome exclusivo. Este nome é usado na tabela de interfaces, nas regras de tráfego e nas estatísticas da interface.

4. Defina o túnel como:

  • Ativo para conectar-se a um terminal remoto. Digite o nome do host do servidor VPN Kerio remoto. Especifique também o número da porta se for diferente de 4090 (por exemplo, server.company.com:4100).
  • Passivo se o extremo local do túnel tiver um endereço IP fixo e aceitar apenas conexões de entrada.

5. Como Tipo, selecione Kerio VPN.

6. Na guia Autenticação, especifique a impressão digital para os certificados do servidor VPN Kerio local e remoto. Se o terminal local estiver no modo ativo, o certificado do terminal remoto e sua impressão digital poderão ser baixados clicando em Detectar certificado remoto. Na configuração do servidor remoto, especifique a impressão digital desse servidor local.

7. Salve suas configurações.

Login

Você pode proteger o seu usuário contra ataques de adivinhação de senha.

Para isso vá em Domínio e login de usuário > Opções de segurança

Marque a opção “Bloquear endereços IP suspeitos de ataques para adivinhação de senha”

Também é possível utilizar a verificação de duas etapas, isso aplica uma verificação de identidade secundária ao acesso remoto (conexões como VPN e administração web são aplicadas nessa verificação), o que torna o acesso cada vez mais seguro.

Antivírus

Em Antivírus é possível criar as Regras de rastreamento HTTP e FTP

Kerio Control contém um conjunto de regras predefinidas para a verificação HTTP e FTP. O administrador do firewall pode alterar a configuração padrão.

Para adicionar novas regras, siga estas instruções:

  1. Em Antivírus > Rastreamento de HTTP e FTP > clique em Adicionar.
  • Selecione o tipo de condição:
  • URL HTTP – URL do objeto (por exemplo, www.kerio.com/img/logo.gif), uma string especificada por uma correspondência curinga (por exemplo, * .exe) ou um nome de servidor (por exemplo, www.kerio .com). Os nomes de servidor representam qualquer URL em um servidor correspondente (www.kerio.com/*).
  • Tipo HTTP MIME – Os tipos MIME podem ser especificados por expressões completas (por exemplo, imagem / jpeg) ou usando uma correspondência curinga (por exemplo, aplicativo / *).
  • Nome do arquivo – esta opção filtra determinados nomes de arquivo (não URLs inteiros) transmitidos por FTP ou HTTP (por exemplo, *.exe, *.zip e assim por diante). Se apenas um asterisco for usado, a regra se aplica a qualquer arquivo transmitido por HTTP ou FTP.
  • Tipo de arquivo – selecione um grupo de extensões de arquivo predefinidas.
  • Selecione Ação para verificar os objetos em busca de vírus.
  • Digite uma descrição.
  • Salve as configurações.

Com isso, o Antivírus do Kerio Control (BitDefender) irá fazer a verificação na transferência de arquivos, o que de fato torna o acesso cada vez mais seguro, pois em casos do usuário baixar algum arquivo infectado de forma mal intencionada, ou não, o antivírus vai fazer a verificação nesse arquivo em busca de um vírus.